O delegado Clóvis Rodrigues de Souza enviou nota para a imprensa na manhã desta segunda-feira, 9, informando sobre a conclusão do caso de invasão e homicídio ocorrido na madrugada de agosto de 2023 no Hospital Beneficente São Pedro. Após a investigação o autor do crime foi identificado como Moisés Pereira da Veiga, 37 anos. O inquérito foi enviado para o Ministério Público com indiciamento por homicídio qualificado e por motivo torpe.
A fato começa no dia 09-08-2022, por volta de 21h00min, no Bairro Bela Vista I, quando ocorreu crime de homicídio doloso, em que foi morto Paulo Reuhs, de 56 anos de idade. Ele não seria o alvo dos criminosos e sim outra pessoa, que não estava no local. Os tiros são direcionados então contra uma menor de idade, que seria filha dessa pessoa, que não estava no local. Em gesto heroico, o Sr. Paulo fica defronte à menor, recebendo vários disparos de arma de fogo pelo corpo, falecendo no local. A menor não é ferida.
No dia 14-08-2022, por volta das 04h30min, madrugada, no Bairro Vale dos Pinheiros, ocorre crime de homicídio doloso, na forma tentada, em que restou ferido a tiros Rodrigo Da Silva, de apelido “Guigo”, com 26 anos de idade, que teve a casa de sua namorada invadida, tendo conseguido fugir do local, sendo socorrido e levado ao Hospital Beneficente São Pedro, onde fica internado.
Na madrugada do dia 15-08-2022, por volta de 03h45min, um homem armado invade o Hospital Beneficente São Pedro, após escalar uma porta alta dos fundos do prédio medindo cerca de 2,5 metros. Em seguida percorre corredores do Hospital e chega a um leito da UTI, onde está internado Rodrigo da Silva, vítima do homicídio, na forma tentada, no dia anterior. O invasor arromba uma porta e chegando numa das salas desfere vários tiros contra Rodrigo da Silva, que morre no leito hospitalar. Em fuga, o invasor entra em outra sala próxima, de onde pulou por uma janela de cerca de 5,90 metros de altura do solo, sendo resgatado numa motocicleta.
A prova material definitiva sobre a identidade do autor do crime, Moisés Pereira da Veiga, com 37 anos de idade, veio através da conclusão do laudo pericial do IGP, estando o mesmo recolhido na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.
Dessa forma, restam então esclarecidos dois outros crimes: - o homicídio, na forma tentada, contra Rodrigo da Silva, ocorrido dias antes, crime também cometido por Moisés Pereira da Veiga, que executa seu desafeto um dia depois, ao invadir o hospital.
Igualmente, resta esclarecida a autoria do homicídio ocorrido no dia 09-08-2022, quando foi morto Paulo Reuhs, que agiu de forma heroica para defender a filha de Moisés. Um dos autores do crime está morto – Rodrigo da Silva, e outro, Tauan de Souza Einecke, com 26 anos de idade, está atualmente recolhido ao sistema prisional.