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Mistérios, curiosidades e segredos no serviço da coleta de lixo. O que há por trás dos problemas na coleta de lixo em Garibaldi?

Publicada em 23/08/2023 às 09:24hDIVULGAÇÃO

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Mistérios, curiosidades e segredos no serviço da coleta de lixo. O que há por trás dos problemas na coleta de lixo em Garibaldi?
 (Foto: DIVULGAÇÃO)

Mistérios, curiosidades e segredos no serviço da coleta de lixo. O que há por trás dos problemas na coleta de lixo em Garibaldi? 

Alguns questionamentos a serem respondidos:

Por que se gasta 50% a mais, por mês, com o atual contrato e o serviço é pior ao que era executado antes? R$ 108.966,90 a mais de gasto mensal referente a antiga empresa ( 331.127,21 pagos atualmente por mês contra R$ 222.160,31 pagos para a empresa anterior). 

Por que nos endereços da empresa não existe a empresa de lixo, mas apenas uma residência e mato?

Por que um contrato emergencial extenso e prorrogado em 2023?

Por que a licitação se encontra parada desde 19/05/2023 sem a publicação do resultado?  

Por que os caminhões são emplacados em outra cidade?

Por que a ineficiência da coleta de lixo não respeita critérios ambientais e dias e horários corretos de recolhimento?

Por que não há endereço da empresa informado o local bem como toda a infraestrutura que demanda?

Essa é a realidade do serviço pago pela população e mal executado pelo Poder Público. 

 

Garibaldi - Desde o fim do contrato com a Empresa Biasotto e o início do contrato emergencial (sem licitação) com a Empresa AMBI TRANSPORTES LTDA , o serviço de coleta de lixo no Município, tem gerado comentários e muitas reclamações da comunidade garibaldense. O recolhimento do lixo vem se tornando, dia após dia, mais precário e ineficaz. Ao longo do contrato da atual empresa responsável pelo serviço em Garibaldi, muitos relatos dos problemas sentidos pelos moradores chegam em nossa redação, de todos os bairros e comunidades do interior, datados desde a rescisão com a antiga prestadora de serviços até o início do contrato emergencial (com dispensa de licitação) da nova empresa. 

“Antes da nova empresa o serviço funcionava bem, sendo que atualmente nunca sabemos como vai ser, chegando a acumular lixos nas lixeiras por dias”, cita um morador do Bairro Bela Vista l. 

“Não tem horários e dias definidos de recolhimento, embora tenha uma escala para isso. E o lixo acumula perante as residências, prédios e comércio. Além disso, mesmo que haja separação do lixo, quem recolhe não observa isso,” nos diz uma moradora do Bairro Champanhe. “E sei que isso acontece em praticamente todo o município, pois conversamos com amigos e parentes que residem em outros bairros”, ela conclui.

Além do serviço não ser prestado de forma adequada, outros fatores geram estranhamento acerca da Coleta de Lixo no Município. O CNPJ da Empresa cadastrado como base na Receita Federal no início do contrato era de uma área residencial, não havendo um galpão para operação ou processamento dos resíduos.  Conforme fotos da Rua Tramontina, 122, há somente residência no local. No novo endereço, retificado no aditivo de novo contrato emergência, consta uma sede sem a total infraestrutura necessária para os serviços demandados. Ou seja, nos dois endereços da atual empresa responsável pela coleta de lixo em Garibaldi encontra-se apenas uma residência domiciliar e mato, nenhuma estrutura que seja condizente com uma entidade jurídica para fins de coleta e beneficiamento de lixo. Outra situação estranha é o fato dos caminhões responsáveis pela coleta estarem emplacados em outro Município (Bento Gonçalves), embora a empresa tenha sede em Garibaldi e presta seus serviços no município sede. Além disso, não gera os impostos em Garibaldi, mas sim, em Bento Gonçalves, fato esse que gera estranhamento e má gerência do dinheiro público, uma vez que paga-se um serviço e não há os recolhimentos de impostos em IPVA para Garibaldi.

Como se não bastasse toda essa cortina de fumaça que paira sobre esse contrato, a Prefeitura de Garibaldi gasta R$ 331.127,21, ante os R$ 222.160,31 do último contrato da Biasotto (incluindo coleta, transporte e transbordo) da administração antecessora, um aumento sem explicação de custo mensal da ordem de R$ 108.966,90 pelo mesmo serviço prestado, ou seja, 50% a mais gastos todo o mês, pagos pela população de Garibaldi por um serviço inferior ao que era pago anteriormente. O contrato emergencial com a Empresa Ambi Transportes Ltda., que foi prorrogado em 2023, está em funcionamento desde julho de 2022.

As dúvidas não param e o questionamento da população de Garibaldi está principalmente no fato da  Prefeitura não publicar o resultado da Licitação do serviço executado em 19/05/2023 “parada” na Prefeitura para análise de recursos acerca do certame, ocasionando uma demora na normalização dos meios corretos e formais dos serviços públicos, inclusive sendo mais  transparente no gasto do dinheiro público, em vez de postergar o contrato emergencial que dispensa a licitação e geram tantas incertezas no processo. Sabe-se que na data de 19/05/2023, a Empresa Ambi Transportes não tinha ainda 1(um) ano de existência, o que a impediu de participar da Licitação executada pela Prefeitura Municipal de Garibaldi. A redação da Rádio Conexão FM 87.5, encontra-se à disposição para esclarecimentos dos envolvidos nessa matéria. 

Maiores informações estão no Portal da Transparência, através dos links:

https://portal.tce.rs.gov.br/aplicprod/f?p=50500:23:::NO:23:P23_ID_CONTRATO,P23_PAG_RETORNO,F50500_CD_ORGAO:907957,22,48500&cs=1CROQgy3Ds3a0cCYTpXBI12nGCD4

https://portal.tce.rs.gov.br/aplicprod/f?p=50500:23:::NO:23:P23_ID_CONTRATO,P23_PAG_RETORNO,F50500_CD_ORGAO:948806,21,48500&cs=1KLfmUyYyHqwtgmswJDVa5gc_HD8










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