A direção do Hospital Beneficente São Pedro apresentou na manhã desta quarta-feira, 8 de março, os dados de atendimento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Garibaldi.
A unidade foi implantada durante a pandemia de Covid-19 e no período foram atendidos 452 pacientes, sendo 181 de Garibaldi, 108 de Bento Gonçalves, 23 de Carlos Barbosa e ainda pacientes de outras regiões do Estado. “Foi um período de incertezas e muitos desafios, não tínhamos profissionais suficientes, mas todos que estavam aqui deram o melhor para que os atendimentos fossem realizados”, destacou a médica dra. Lilian Pasin Jacobi que coordenou a UTI na pandemia.
O administrador da Instituição, Jaime Kurmann, ressaltou o desafio em manter os atendimentos uma vez que faltam R$ 165 mil todos os meses para completar os pagamentos da UTI. Para continuar com o funcionando dos 9 leitos são necessários R$ 478 mil por mês. “Por isso estamos sempre em busca de recursos com os governos Municipais, Estadual e Federal. Também contamos com o apoio das entidades”, destacou.
Entre março de 2022 até o início deste ano a UTI Geral atendeu 2.800 pacientes, sendo que a metade é de Garibaldi. Conforme o médico coordenador dr. Fabiano Broilo a ocupação fica em média de 78% e isso representa que a procura pelo atendimento está ocorrendo. “A maioria dos nossos atendimentos são via SUS, na faixa de 80%, e os demais são convênios ou particulares”, disse.
Atendimentos UTI Geral
Garibaldi – 1.619
Bento Gonçalves – 415
Boa Vista do Sul -155
Carlos Barbosa – 95
Coronel Pilar - 75
Bom Princípio – 54
Alto Feliz – 31
Nova Prata – 29
Outras cidades do Estado – 367