Em decorrência da pandemia do Covid-19, o SUS está com mais de 1 milhão de procedimentos hospitalares em atraso, em comparação aos anos anteriores (2014-2019). Os dados são de um documento elaborado por pesquisadores do Monitora Covid-19, da Fiocruz e do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde, divulgado no último dia 1º de dezembro.
Em sentido inverso o Hospital Beneficente São Pedro tem realizado cada vez mais cirurgias, com o objetivo de minimizar a demanda reprimida ocasionada principalmente pela Pandemia do Covid-19. Entre Janeiro e Novembro foram realizados 4.268 procedimentos o que representa um aumento de 47,84%.
No mês de Novembro, especificamente, 423 cirurgias foram realizadas, sendo destas 224 destinadas ao SUS/Municípios e 199 para convênios e privados. Dessas 423 cirurgias, a grande maioria tratam-se justamente de procedimentos eletivos, 89,60%. Cirurgias de urgência representaram 8,27% e de caráter de emergência 2,13%.
Para o Gerente Administrativo do Hospital São Pedro, Rangel Carissimi, "os desafios do SUS e dos Convênios nos próximos anos são enormes, tanto pelo passivo adquirido durante a Pandemia quantos pelos cuidados pós-covid que eventualmente o sistema terá que tratar.
Além disso, a demanda reprimida nos exames e diagnósticos representam problemas para agravamento de condições clínicas não atendidas a tempo, ressalta a Gerente Assistencial do São Pedro Naiana Dalmaz Langon. "E nós estamos buscando, através de inúmeras parcerias com Prefeituras, Convênios, Médicos e colaboradores cada vez mais minimizar esse cenário que no nosso país é um cenário dramático. Estamos agendando procedimentos em todos feriados, sábados e turnos vespertinos. Não estamos medindo esforços", afirma Naiana.