A Rádio Conexão 87.5 FM realizou uma reportagem, em 28 de outubro, sobre o projeto de descaracterização dos postes da Rua Buarque de Macedo e Júlio de Castilhos no Centro de Garibaldi, os quais tiveram a cor e o modelo alterados pela Prefeitura descaracterizando assim o maior atrativo Turístico de Garibaldi.
Enviamos alguns questionamentos para a assessoria de imprensa do Município, que não respondeu, e em seguida enviou nota para toda a imprensa destacando informações acerca dos motivos para a troca dos postes.
Entretanto, ao ter acesso a Nota emitida pela Prefeitura, uma empresa de Garibaldi procurou a emissora informando que possui os modelos originais dos postes e que fez um contato com a atual administração oferecendo os equipamentos para efetuar as eventuais manutenções. “Possuo os modelos e gabaritos dos postes para manutenção, sem custar muito caro para o Poder Público”, ressaltou o empresário que solicitou não ter seu nome divulgado por temer represálias. O empresário frisa também: “Os postes estavam perfeitos, o que ocorreu foi que a Prefeitura na última decoração de Natal simplesmente, por inabilidade, quebrou vários postes e sequer respondeu nossos contatos sobre a manutenção que poderíamos ter feito aqui por Garibaldi mesmo”.
Os atuais modelos dos postes são mais baratos, porém o Design é mais precário, o material é inferior e os postes não possuem sonorização como nas unidades originais. Outro problema constatado, é que os danos nos postes do projeto original foram ocasionados pela falta de cuidado no momento da instalação da decoração de Natal de 2021, e a cor não segue uma linha histórica e decorativa que o Patrimônio Histórico da Buarque busca definir.
A redação da Rádio Conexão FM 87.5 ainda aguarda a resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura acerca dos questionamentos levantados.