Depois de manifestações e repercussão na mídia Estadual a Administração Municipal de Garibaldi emitiu nota sobre a demolição da Casa Dal Bó. Durante final de semana vários moradores do Município se organizaram pelas redes sociais para impedir que o prédio histórico seja destruído. A edificação foi a primeira escola da cidade onde estudou a Irmã chamada Teofania, sendo o segundo prédio de alvenaria de toda a cidade. Na funcionou a primeira prefeitura da cidade, a primeira delegacia da cidade e prisão. Também foi uma casa de saúde, ou seja, o primeiro hospital do Município.
Confira a Nota na Íntegra
A Prefeitura de Garibaldi esclarece que está avaliando, com seu corpo jurídico, possíveis soluções legais e administrativas em relação à Casa Dal Bó.
Há, no entanto, uma decisão judicial, ancorada em laudo pericial, que aponta a necessidade da demolição da edificação, em virtude de danos estruturais causados por obras executadas, sem cuidado e planejamento adequados, pela gestão municipal em 2004 e 2013, gerando inclusive risco às pessoas que circulam pela região.
Os primeiros danos ocorreram em novembro de 2004, após a detonação de rochas em frente ao prédio histórico para uma obra da Prefeitura, que prejudicou a estrutura. Já em 2013, outros serviços na Rua Júlio de Castilhos agravaram o quadro.
Os prejuízos à Casa levaram, inclusive, à condenação da Prefeitura ao pagamento de R$ 2.872.749,46, por danos morais, materiais e multa. Os valores foram pagos em agosto de 2021 pela atual gestão, cumprindo a determinação judicial decorrente das avarias causadas pelas administrações anteriores.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com o patrimônio histórico, com a cultura do município e com a segurança de todos cidadãos.
Prefeitura Municipal de Garibaldi