Garibaldi- Os moradores da área urbana e do interior tem sofrido com a coleta de lixo nos últimos 30 dias. Os relatos, com fotos dos próprios munícipes, chegam de vários bairros e localidades do interior. As principais reclamações são nos bairros Chácaras, Santa Teresinha, Vale Verde, Vale dos Pinheiros e no Centro. No interior: Santo Alexandre, Costa Real, Linha Anunciata, São Jorge e São Gabriel.
A troca de empresa ocorreu em julho quando as primeiras reclamações com a coleta foram registradas. A Prefeitura de Garibaldi divulgou uma nota oficial em 27 de julho informando sobre a mudança no recolhimento, e que, o problema seria resolvido com a adaptação do sistema de coleta. Entretanto, a empresa responsável já está ingressando no segundo mês de trabalho, mas ainda não conseguiu atender a demanda da Cidade.
Outro fato estranho é o endereço da sede da empresa em Garibaldi. O CNPJ cadastrado como base na Receita Federal é de uma área residencial, não havendo um galpão para operação ou processamento dos resíduos. Conforme fotos da Rua Tramontina, 122, há somente residências no local (fotos).
Vereadores de oposição já entraram com um pedido de providências no Ministério Público de Garibaldi questionando o contrato entre a Prefeitura de Garibaldi e a empresa de coleta. “Não há, no Portal da Transparência, qualquer contrato firmado com a empresa. Porém, já foram realizadas ordens de pagamento no dia 18/07/2022 conforme elucida o empenho presente no Portal da Transparência”, solicita o pedido.